O Maranhão e suas belezas

O Maranhão tem um litoral com 640 quilômetros de extensão, o segundo maior do Brasil, com fantásticas praias tropicais. Mas, não é só isso, a natureza, nesse estado, é exuberante. Lá, é possível desfrutar da maior diversidade de ecossistemas do País. Floresta Amazônica, cerrados, mangues, delta em mar aberto e o único deserto do mundo com milhares de lagoas de água cristalina. Sua população é de 6,1 milhões de habitantes (estimado em 2005), distribuída entre os 217 municípios. No entanto, 60% dessa população vive na zona rural.

Chegar a São Luís é iniciar uma viagem inesquecível. Além da malha rodoviária, o Maranhão tem infra-estrutura portuária desenvolvida e próxima de dois grandes mercados: o norte-americano e o europeu. O aeroporto de São Luís, Marechal Cunha Machado, possui terminal com capacidade para atender um milhão de passageiros por ano. Localizado a apenas 14 quilômetros do centro da cidade, é servido por todas as companhias aéreas brasileiras com vôos diários, partindo das principais capitais do País.

São Luís


Sul do estado guarda cenários de natureza propícia ao ecoturismo.

Com aproximadamente 978 mil habitantes, a capital São Luís é um palco da história. O famoso conjunto arquitetônico, com cerca de cinco mil imóveis datados dos séculos XVII ao XIX remete a um passado de muita riqueza, onde barões e prósperos comerciantes acumularam fortunas. Entretanto, a atual riqueza dessa capital é justamente esse conjunto de construções, tombado em 1997 como patrimônio da humanidade pela Unesco, onde estão instalados, atualmente, lojas, cinemas, museus, teatros, bares, restaurantes e hotéis; por isso, é onde se concentra a maior parte dos turistas.

São Luís foi fundada em 1612 por franceses, invadida por holandeses, mas totalmente construída pelos portugueses. As ruas do centro histórico ainda mantêm o traçado original e seus casarios são revestidos por coloridos azulejos. Dão um ar romântico ao cenário os mirantes que surgem acima dos famosos telhados de São Luís, os postes antigos e as calçadas feitas com pedras de cantaria que os portugueses, à época do Brasil Colônia, transportavam da Europa para que seus navios, que levavam nossas riquezas naturais, não retornassem vazios ao Maranhão.


Os Lençóis estão entre os mais cobiçados destinos do Nordeste.

Mas se o visitante prefere a natureza, basta lembrar que está em uma ilha, cercada de belas praias. Ponta d’Areia, Calhau, Olho d’Água e Araçagy são algumas opções. Quem visita São Luís, irá se deparar com as altas temperaturas que perduram o ano inteiro e a maioria dos passeios é feito ao ar livre.

Comer bem é outro atrativo na capital maranhense, onde o turista pode experimentar de tudo da exótica gastronomia maranhense: arroz de cuchá, peixadas, tortas de camarão, doces e sucos de frutas regionais, com destaque para o bacuri e o cupuaçu. As influências vêm de índios, portugueses e, principalmente, dos africanos. No sul do Maranhão as delícias ficam por conta da carne-de-sol com mandioca, galinha caipira e pato guisado.

O artesanato maranhense é criativo e diversificado. São várias as matérias-primas utilizadas, mas o forte mesmo é a palha de buriti. A palmeira, própria de regiões alagadas, é comum nos municípios dos Lençóis Maranhenses. Com a fibra extraída dessa palha são confeccionadas bolsas, chinelos, chapéus entre outros tantos.

Essa é a Ilha de São Luís que também abriga os municípios de Alcântara; São José de Ribamar, onde acontece uma bela celebração por São José e atrai milhares de fiéis de todo o Brasil; além de Raposa e Paço do Lumiar